Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Hóquei in Rio: esporte sela seu lugar no Brasil

Evento-teste em Deodoro termina com bola na rede, muita emoção e seleção brasileira no alto do pódio: receita perfeita para cair no gosto da torcida



O campo nas cores da bandeira do Brasil era um prenúncio do que estava por vir. O hino nacional tocado antes do início das partidas, a torcida apoiando a seleção de verde e amarelo, a bola balançando a rede e o "gostinho de quero mais" ao fim do Campeonato Internacional de Hóquei Sobre Grama não deixam mentir: o esporte promete arrematar o coração dos brasileiros nos Jogos Rio 2016.

"Porque não amar o hóquei sobre grama? É rápido, emocionante, fácil de entender. As pessoas aqui no Rio amam esporte, especialmente os coletivos, então esperamos que venham, assistam e se inspirem durante os Jogos", disse David Luckes, ex-jogador britânico que é diretor de esporte da Federação Internacional de Hóquei (FIH).


Ainda vai fazer história

O hóquei sobre grama ainda é pouco conhecido no país, mas, de terça-feira (24) a sábado (28), enquanto rolava o evento-teste do esporte para os Jogos Rio 2016, o Centro Olímpico de Hóquei em Deodoro foi tomado por novos amantes do esporte. Para quem o hóquei era novidade, a modalidade ganhou a atenção nos primeiros minutos de jogo. E quem já conhecia passou a gostar ainda mais.


"Não conhecia o hóquei, mas gostei demais. É um esporte intenso, emocionante. Tirei férias para trabalhar aqui e vou fazer o mesmo no ano que vem, durante os Jogos"

Jairo Oliveira, voluntário de 48 anos que participou do evento-teste

A seleção brasileira fez a parte dela no evento-teste da série Aquece Rio. A maior emoção estava reservada para o fim do campeonato: no último jogo do evento-teste, o Brasil venceu o Chile na decisão masculina, na disputa de shootouts (os "pênaltis" do esporte) por 3 a 2, após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar.
"Foi muita emoção. A minha missão é mesmo a de marcar gols, então eu tenho que marcar. Se estou conseguindo, é bom sinal", comemorou Matheus Borges, camisa 10 da equipe que marcou o último gol do Brasil nos shootouts e selou o pódio.
Trinidad e Tobago ficou com o terceiro lugar no torneio masculino após vitória por 3 a 1 sobre o México. Na disputa feminina, bronze para o Paraguai, que levou a melhor sobre o Brasil por 2 a 1. A final foi entre Barbados e Peru, com as barbadianas levando a melhor por 3 a 0.

Estrutura e organização

Além dos voluntários que tiveram a chance de acompanhar o evento-teste do hóquei sobre grama, atletas de sete países que estiveram em ação durante os cinco dias de competição mostraram-se satisfeitos com a instalação.

"Os campos são lindos. Não temos um campo assim no Peru. E todos que trabalharam aqui são muito simpáticos. A organização foi ótima", disse capitã peruana Claudia Ardiles, medalhista de prata no evento-teste.

"Gostamos demais de estar no Brasil e jogar aqui durante essa semana", contou Tricia-Ann Greaves, que marcou um dos gols de Barbados na final deste sábado (28).

Além do campo de jogo, as 25 áreas testadas pelo Comitê Rio 2016 foram aprovadas durante o campeonato, com destaque para os serviços médicos, de resultados e competições esportivas, que operaram nos mesmos moldes dos Jogos.  

"Tudo o que tivemos para testar foi testado e aprovado. E isso se deve à integração entre as equipes que operaram aqui. Tivemos um ótimo retorno em relação à competição esportiva. Atletas e a Federação Internacional ficaram muito satisfeitos com os campos e as instalações, aprovados inclusive pela equipe bicampeã Olímpica", afirmou Luciano Elias, gerente geral da instalação de hóquei sobre grama do Comitê Rio 2016, se referindo à visita da seleção feminina da Holanda.

Abrindo os caminhos no Brasil

Apesar de ser forte candidato a "esporte revelação" durante os Jogos Rio 2016, o hóquei sobre grama ainda precisa chamar a atenção dos brasileiros. Heróis da dramática classificação do Brasil para o Rio 2016, Matheus Borges e Rodrigo Faustino contaram ao site rio2016.com como vai ser jogar, pela primeira vez, o torneio mais importante do esporte - e com a torcida a favor.

Centro das atenções


Quer aumentar a popularuidade do hóquei sobre grama? Chama a seleção feminina da Holanda. Além de craques, as bicampeãs Olímpicas são as musas do esporte e chamam a atenção por onde passam - e não foi diferente durante a visita ao Centro Olímpico de Hóquei Rio 2016, nesta sexta-feira (27).

Equipe diferente em campo



Que tal bater uma bola no campo onde serão coroados os futuros campeões Olímpicos? Na quarta-feira (25), as crianças do Transforma, Programa de Educação Rio 2016, tiveram esta oportunidade - e conversaram com os craques da seleção masculina do Brasil.


Tem ingresso



Deu vontade de ver o hóquei sobre grama nos Jogos Olímpicos? É rápido, fácil e barato: basta entrar no Portal de Ingressos Rio 2016, selecionar a sessão desejada e garantir seu lugar. Ainda tem ingressos para disputa de medalhas por R$ 60.


Nenhum comentário:

Postar um comentário