Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Modalidades Olímpicas: Taekwondo

Arte marcial criada em 1958 na Coreia do Sul pelo general Choi Hong Hi, o taekwondo se tornou estreou em Olimpíadas nos Jogos de Seul 1988 como esporte de demonstração, quando não vale para o quadro de medalhas, e assim ficou nos Jogos de Barcelona 1992. Se tornou mesmo esporte Olímpico oficial em Sidney 2000.

A modalidade, que chegou ao Brasil no ano de 1970, tem a regra do uso de equipamentos de proteção para que não ocorram ferimentos em função dos golpes sofridos. A proteção ajuda a cabeça, tórax, região genital e pernas. Tudo isso é colocado junto com a vestimenta usada, que se chama dobok.

Disputa do Judô, com as proteções externas

As competições nos Jogos Olímpicos acontecem em quatro dias, com um dia para cada peso no masculino e feminino: no primeiro dia, peso mosca; segundo dia leve; terceiro dia com a disputa dos médios e encerrando no quarto dia com a luta dos pesados.
Todas as lutas acontecem no mesmo dia, com as disputas até a fase quartas de final acontecendo de manhã e início da tarde e as finais ocorrendo na noite.

Diogo Silva em ação nos Jogos de Londres 2012
A luta tem 3 rounds de 3 minutos cada e as tem como principais regras a não permissão de agarrar, chutar o rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversários, sendo estas práticas causadoras de perdas de pontos. Vence a luta quem conseguir mais pontos no final ou um nocaute em qualquer momento da luta.


A arte marcial, assim como as outras, tem a separação dos atletas pelas faixas, que são obrigatórias em todas as lutas. E apenas na luta entre dois faixa pretas, chutes na cabeça são permitidos.
A roupa no Judô em competições tem os protetores eletrônicos (PSS) que contam com sensores que contabilizam os golpes dos atletas medindo também a força aplicada, elaborando a pontuação. Quando do não uso do sensor, a pontuação vem da arbitragem.

Medalhas Olímpicas:

A Coreia do Sul é o país com mais conquistas na modalidade com 8 medalhas de ouro e 14 no total, seguida pela China com 5 de ouro e 8 no total. Estados Unidos, Taipei, México e Irã contam com 2 medalhas de ouro em Olimpíadas. Com 1 medalha de ouro, Turquia, Espanha, Grécia, Cuba, Itália, Austrália, Grã-Bretanha, Argentina e Sérvia.

O Brasil tem uma medalha Olímpica, conquistada nos Jogos de Pequim 2008 com a lutadora Natália Falavigna, sendo a única medalha brasileira na modalidade em Jogos Olímpicos.
Natalia Falavigna no pódio com o bronze em Pequim 2008
Confira aqui a matéria da TV Globo com a trajetória da atleta brasileira nos Jogos Olímpicos de 2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário