Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Modalidades Paralímpicas: Bocha

A bocha é uma modalidade que estreou em Jogos Paralímpicos em 1984 em Nova Iorque, nos Estados Unidos para atletas com paralisia cerebral.
Desta edição até Londres 2012, a modalidade não ficou de fora de nenhuma Paralimpíadas mais, sendo disputada em Seul 88, Barcelona 92, Atlanta 96, Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e a última edição e já está garantida nos Jogos Paralimpícos do Rio 2016.
Os jogos eram disputados apenas em forma individual ou em equipes até Barcelona 92.
Ginásio de Bocha Paralímpica
Apenas em Atlanta 96 foi incluído o jogo de duplas, porém, esta edição dos Jogos contou com uma mudança de regra: uma classe no individual e o jogo de duplas contaram com equipamento de auxílio; coisa que foi retirada da edição de Sidney pra frente.

As categorias até 1996 eram divididas em C1 e C2, de acordo com o auxílio que o atleta necessitava. E a partir dos Jogos Paralímpicos de 2000, as categorias passaram a ganhar outra nomenclatura: BC1, BC2 e BC3.
BC1 são os atletas que precisam de ajuda para posicionar suas cadeiras e podem receber a bola de outra pessoa; a BC2 são atletas que podem movimentar suas cadeiras sem auxílio; BC3 atletas com lesões graves que precisam de equipamentos ou assistentes para locomoção.
Nessa edição, os Jogos passaram a contar com categorias 1, 2 e 3 para as disputas individuais; 3 para duplas e 1 e 2 para a disputa em equipes.
Em Atenas 2004, houve a entrada da categoria BC4, que contempla os atletas com lesões graves porém que não precisam de assistência e daí pra frente o formato de competição não se alterou mais: Todas as quatro categorias disputam no individual, categorias BC1 e BC2 formam equipes para a disputa e as categorias BC3 e BC4 disputam também o jogo de duplas.
Disputa em Londres 2012 entre Brasil x Canadá



Forma de disputa de um jogo:
Antes de começar a partida, o árbitro tira na moeda (cara ou coroa) o direito de escolher se quer competir com as bolas de couro vermelhas ou azuis. O lado que escolhe as vermelhas inicia a disputa, jogando primeiro o jack e uma bola vermelha. Depois, é a vez da bola azul entrar em ação. A partir de então, os adversários se revezam a cada lance para ver quem consegue posicionar as bolas o mais perto possível do jack. As partidas ocorrem em quadras cobertas, planas e com demarcações no piso. A área do jogo mede 6m de largura por 12,5m de comprimento.
Para ganhar um ponto, o atleta tem de jogar a bola o mais próximo do jack. Caso este mesmo jogador tenha colocado outras esferas mais próximas do alvo, cada uma delas também vale um ponto. Se duas bolas de cores diferentes ficam à mesma distância da esfera branca, os dois lados recebem um ponto. Vence quem acumula a maior pontuação.
As partidas são divididas em ends, que só terminam após todas as bolas serem lançadas. Um limite de tempo é estabelecido por end, de acordo com o tipo de disputa. A contagem começa quando o árbitro indica quem fará o lance até quando a bola para. Nas competições individuais, são quatro ends e os atletas jogam seis esferas em cada um deles. Nas duplas, os confrontos têm quatro partes e cada atleta tem direito a três bolas por período. Quando a disputa é por trios, seis endscompõem as partidas. Neste caso, todos os jogadores têm direito a duas esferas por parte do jogo.

No quadro de medalhas, o Brasil está na quarta colocação com 5 ouros e 2 bronzes. O "pódio" fica com Portugal, Coreia do Sul (8 ouros) e Espanha (5 ouros). 

Para entender melhor o esporte, um vídeo feito pela ANDE - Associação Nacional de Desportos - sobre o esporte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário